terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pneus começam a ser retirados do CCZ


Foi iniciado, na tarde de ontem, o recolhimento dos pneus que estavam empilhados no Ecoponto, área utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para armazenar produtos do gênero, sediado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os pneus são coletados em borracharias e áreas verdes de Palmas e levados para o espaço, que já estava lotado com parte dos pneus empilhada fora da área coberta, podendo armazenar possíveis focos do mosquito da dengue. Com a paralisação de um pouco mais de um mês na retirada do material devido ao recesso de final de ano, segundo o diretor de vigilância em saúde da Semus, Cláudio Gilberto Garcia, em matéria publicada pelo Jornal do Tocantins no último sábado, dia 9, cerca de 30 toneladas do material encontrava-se empilhada no local. A estimativa da quantidade foi contabilizada pelos funcionários do CCZ que carregavam o caminhão que realizou a primeira retirada dos pneus.

Segundo o coordenador de controle de reservatórios do CCZ, Wolney Aires Pedreira, como os recolhimentos ocorrem, geralmente, em intervalos de 10 dias, o montante acumulado extrapolou o que o Ecoponto é capaz de comportar, mas, até sexta-feira (15), tudo deverá voltar à normalidade. “Hoje (ontem), foi apenas a primeira leva dos pneus. Está prevista para a próxima quinta ou sexta-feira a vinda de um ou dois outros caminhões para que o restante deles também sejam transportados até Brasília, onde o material é devidamente processado, sem gerar danos à natureza, como exige o Conselho Nacional do Meio-Ambiente (Conama).”
Procurada pelo Jto para repercutir sobre o destino dado aos pneus retirados de Palmas, a Associação Reciclanip, empresa que possui convênio com a prefeitura neste tipo de ação, não pôde se manifestar, alegando que os responsáveis pela área não se encontravam na empresa. Porém, de acordo com o gerente de transporte da Pneus Neto, transportadora que realiza as coletas na Capital, todo o material colhido segue para a Votorantin Cimentos Brasil, onde é utilizado nos autofornos, como gerador de energia para a realização do processamento de secagem do cimento produzido por ela. “É a única no país que possui filtros que impedem a emissão dos poluentes advindos da borracha no ambiente.”



0 comentários:

Postar um comentário