terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Número de CNHs suspensas foi 266,6% maior em 2009

Embriaguez e direção perigosa são principais causas de suspensão ou cassação de habilitações no Tocantins
Marcus Mesquita
Palmas
Durante todo o ano passado, no Tocantins, 400 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram suspensas, o que representa um aumento 266,6% em relação às 150 de 2008. Dessas 400, 150 estão pendentes aguardando. Já as carteiras cassadas, em 2009 foram apenas quatro, contra 12 registradas há dois anos, marcando uma queda de 300%. Os números apontam acréscimos e decréscimos significativos, porém, segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Evandro Gomes Ribeiro, as razões de ambas as punições são geralmente as mesmas: embriaguez ao volante e direção perigosa.
Para Ribeiro, a consciência sobre os perigos que estas práticas representam deve vir, de forma geral, a partir de uma efetiva reeducação cultural dos brasileiros. “Não adianta somente fiscalizar e punir, pois a mudança tem que ocorrer de dentro de cada um. Na Alemanha, por exemplo, apesar de haver uma liberdade quase plena, tratando-se do controle de velocidade, os índices de desobediência no trânsito e, consequentemente, de acidentes vêem diminuindo.”
Visando facilitar este processo reeducativo, conforme o presidente, em 2010, o Detran fará novos investimentos em campanhas de educação no trânsito. “No ano passado, nós abrimos espaços em todas as mídias, lançamos programas educacionais, e vamos intensificar este tipo de ação durante este ano. Por sinal, tentaremos implementar a disciplina Educação no Trânsito nas escolas, do ensino fundamental ao terceiro ano (do ensino médio), para atingir as próximas gerações.”
De acordo com Ribeiro, os motoristas que tiveram as habilitações suspensas e desejam reavê-las, podem entrar com recurso no prazo máximo de 30 dias após a suspensão, sendo que este será analisado e, por fim, será definida a pena, que pode durar de um mês a um ano de suspensão. Quanto às cassações, que são aplicadas aos que ainda portam a primeira permissão para dirigir ou para os reincidentes em desobediência às normas de trânsito e também estão sujeitas a recurso, somente após um ano sem dirigir é que os que tiveram as carteiras cassadas poderão realizar um novo processo de obtenção da CNH, assim como fez na primeira vez, antes de ser habilitado.

Números -------->>>>>>

CNHs CNHs suspensas em 2008: 150
CNHs suspensas em 2009: 400 - 150 aguardam julgamento
CNHs cassadas em 2008: 12

CNHs cassadas em 2009: 4

0 comentários:

Postar um comentário