quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Detran-TO integra comissão que elaborará Políticas Nacionais de Trânsito


O Detran/TO se destaca entre os demais estados da federação e é indicado para integrar a comissão que elaborará o plano para Políticas Nacionais de Trânsito. A indicação se deu no XXVII Encontro Nacional dos Detrans de 2009, realizado entre os dias sete e nove de dezembro, em São Paulo, pela da AND – Associação Nacional dos Detrans. Além do Tocantins foram escolhidos os Estados do Piauí e Santa Catarina para compor o Grupo de Trabalho que formatará o documento a ser entregue aos presidenciáveis.

A coordenação geral dos trabalhos ficou a cargo do presidente do Denatran, Alfredo Perez da Silva. No Tocantins, o presidente Evandro Gomes, já definiu o grupo que estará sob a coordenação do chefe de gabinete do órgão, Flávio Moreira. A primeira apresentação dos temas levantados já acontece na segunda quinzena de janeiro, em Brasília. Dentre as propostas, previamente, discutidas a presidente da AND - Mônica Melo ressalta a proposta de criação do Plano Nacional de Redução de Acidentes com Mortes e Lesões no Trânsito.

O gestor Evandro Gomes explica que as propostas que serão elaboradas juntamente com o Denatran, depois de debatidas estão previstas para serem encaminhas aos candidatos à Presidência da República logo que definidos.

Mototaxistas

Ainda no encontro, o presidente Evandro Gomes participou de discussões sobre a regulamentação do curso especializado para mototaxistas. Dentre as propostas, o aumento na carga horária das aulas de direção e de algumas disciplinas teóricas, relação interpessoal, direção defensiva, meio ambiente, mecânica, primeiros-socorros, legislação de trânsito e atendimento ao cliente, são alguns dos módulos previstos para o curso.

A minuta da regulamentação já passou pela apreciação da Câmara Temática de Habilitação do Denatran e vai passar ainda por duas outras (Educação e Direção Veicular), para avaliação e aprovação. Todo o processo deve ser concluído em março de 2010.

A criação da dupla competência para aplicação de algumas multas que hoje são aplicadas somente pelo município e a questão da emissão de gases poluentes e da produção de ruídos pelos veículos automotores também estiveram na pauta. Quanto à última a proposta é que a partir de 2010, sejam exigidas inspeções para verificação desses gases e do ruído em todos os veículos submetidos à vistoria dos Detrans de todo o país.

1 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que o governo estar se precupando em diminuir a quantidade de acidentes... mas acho que o que vai diminuir mesmo os acidentes é a concientização das pessoas e dirigir com mais prudência e no limite da velocidade!
Rangel

Postar um comentário