terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Para conter aumento do etanol, mistura cai para 20%

Segundo técnicos do governo, essa redução pode levar a um acréscimo no preço da gasolina de até 2,5% nas bombas
Leonardo Goy e Sandra Manfrini (AE)
Brasília (DF)
O porcentual obrigatório de adição de etanol anidro à gasolina será reduzido de 25% para 20% a partir de 1º de fevereiro. A medida tem o objetivo de conter o preço do etanol vendido aos consumidores, mas, segundo técnicos do próprio governo, pode levar a um aumento entre 2% e 2,5% no preço da gasolina nas bombas.
Para evitar essa alta, o governo já estuda reduzir a Contribuição de Intervenção sob Domínio Econômico (Cide) cobrada da gasolina. Esse imposto já foi usado em outras ocasiões como colchão para impedir que aumentos da gasolina na refinaria chegassem aos consumidores.
O novo porcentual de adição do álcool ficará em vigor pelo prazo de 90 dias e será estabelecido por portaria assinada ontem pelos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes; Minas e Energia, Edison Lobão; e interinos da Fazenda, Nelson Machado; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.
Abastecimento
Segundo nota divulgada ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após os 90 dias, o porcentual obrigatório de adição de etanol à gasolina retornará aos 25%. O objetivo da medida é garantir o abastecimento do etanol e segurar a alta dos preços do combustível. Nas últimas semanas, com as chuvas fortes que atingiram as regiões produtoras de cana de açúcar, a colheita acabou sofrendo atraso.
Somente na primeira semana de 2010 os preços médios do etanol combustível tiveram alta de 5,93%, de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), divulgado na sexta-feira passada. Com isso, o etanol atingiu o maior valor deste março de 2006. Inicialmente, o ministro Stephanes era contrário à decisão de reduzir a mistura, mas acabou sendo convencido pela área energética do governo.
Com a redução da mistura, injeta-se mais álcool no mercado. Porém, pode ter um efeito colateral indesejável: o aumento do preço da gasolina. Técnicos do governo, que preferem não se identificar, calculam que, se nenhuma medida for tomada, o preço da gasolina na bomba poderá subir de 2% a 2,5% com a menor mistura de etanol anidro. Isso pode acontecer porque, apesar de ter subido recentemente de preço, o etanol ainda é mais barato do que a gasolina.

0 comentários:

Postar um comentário